Friday, December 24, 2004

 

Projetos

Casa tipo parque lage menos rococó, com piscina no meio, atelies-quartos em volta, mato, jardins, hortas e pomares. Quero ter flores-de-lotus em casa.

No fim da vida, Pablo neruda vivia em uma casa em vários níveis, com várias construções separadas, não me lembro seu nome, mas sei que significava cabelos ao vento. Numa alusão a sua última esposa, que nunca prendia os seus. Tudo era muito colorido nessa casa, mas de forma incrivelmente harmônica.

Imagino uma casa com amplos espaços, pé direito infindável, muita luz entrando de forma difusa e agradável. Cozinha dentro e fora da casa. Estilo moderno tipo John Pawson, cláudio bernardes, Isay Weinfeld. Muita madeira, muito branco. Um toque de hinduismo, talvez nas cores, talvez nos aromas. Adoro tecidos pendentes nas paredes ou de sacadas.

Gaudi construia inspirado na organicidade das formas. Conta-se que mais especificamente das formas femininas, historicamente provedoras de inspirações curvas e voluptuosas. Sensuais. O velho mestre notadamente se preocupava não só com a beleza curvilinea exterior como com a sensorialidade de seus interiores. Muita luz natural e uma sensação de acolchego, de acolhimento. Barcelona é seu museu a céu aberto. Viva a catalunha!

A distância pouco maior que um grito fica a vila ewok, onde ligados por pontes pendentes e iluminados por tochas cada habitante local tem um chalé absolutamente diferente do outro. Em forma, tamanho e conteúdo. Cobertos por eras ou antenas, coloridos ou crus, retos ou curvos, em madeira, pedra ou tecido.

Festas são bem vindas em todas as versões, assim como visitas interessantes.

Tangerinas com amoras, a melhor das misturas, feliz natal a todos!
cahê


Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?